- Área: 50 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Raphael Olivier
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como fazer para que 50 m² pareçam maior do que realmente são?
Encontrar um apartamento de preço acessível no centro de qualquer cidade é muito difícil. Neste caso, compramos um com pouca iluminação natural, mas numa excelente localização, com a possibilidade de reconfigurar a planta.
Queríamos dois aspectos essenciais neste apartamento: uma sensação de abertura ao espaço e, por outro lado, privacidade. Nesta pequena área ambos os requerimentos usualmente se contrapõem.
Estas características foram realizadas organizando as funções desde o público até o privado, as dobrando ao redor de uma parede central. Os espaços se mantiveram deliberadamente abertos e a privacidade é atingida controlando as vistas, através de uma série de portas de vidro translúcido que permitem o ingresso de luz solar na totalidade do apartamento. Esta configuração permite também que a sala, orientada para o noroeste, receba luz diurna a partir da janela do dormitório.
O lado da parede central adjacente ao dormitório apresenta um acabamento estofado que brinda um ambiente fechado acusticamente. O lado oposto da parede possui um espelho de altura completa, útil para ajudar a expandir o sentido de espaço no corredor, duplicando a área percebida.
O nível do piso se altera ao longo do projeto, a diferença criada gera uma maior privacidade em alguns ambientes e os degraus servem como assentos informais para receber convidados.